top of page

Apoio ao Observatório de Parcerias em Áreas Protegidas (OPAP)

Mapeamento e controle social de parcerias em Unidades de Conservação

ICONES_RGB-02.png

ÁREAS MARINHAS
PROTEGIDAS

ICONES_RGB-04.png

NEGÓCIOS
ASSOCIADOS
À CONSERVAÇÃO

Período

Maio de 2020 a Dezembro de 2023

Localização

Brasil

Parceiros

Observatório de Parcerias em Áreas Protegidas (OPAP)

Links Relacionados

https://www.opap.com.br/

https://www.opap.com.br/mapap-sobre

https://www.youtube.com/watch?v=T-KPUOkNWqY

O OPAP - Observatório de Áreas Protegidas é um núcleo de pesquisa e de difusão de informação e práticas, que visa promover o conhecimento sobre o tema das parcerias em áreas protegidas, considerando a contribuição da pesquisa, do ensino e da extensão no campo das políticas públicas da área. Reúne professores, grupos de pesquisa e pesquisadores de diferentes instituições de ensino superior, buscando um ambiente de interação e cooperação entre seus membros.

 

Em Maio de 2020 o Instituto Linha D’água iniciou sua parceria com o OPAP, primeiramente no apoio ao desenho e publicação do site da organização e depois na oficina de planejamento e estratégias das ações do OPAP. Por meio dessa oficina o observatório conseguiu definir seus objetivos, tanto geral como específicos, bem como a agenda a ser trabalhada em 2021.


Em 2021, a parceria avançou para a construção de dois produtos: estudo de controle social de parcerias em Unidades de Conservação (para saber mais acesse o nosso blog) e o mapeamento de parcerias em áreas protegidas (MAPAP). Estes materiais podem ser acessados no site do OPAP.

Durante o ano de 2022 o OPAP juntamente com o Instituto Linha D’Água e consultoria externa iniciaram o trabalho de tradução do conhecimento do relatório técnico sobre controle social em parcerias para sensibilização de públicos específicos sobre a participação e controle social para o uso público em áreas protegidas. A ideia é produzir material acessível para que públicos interessados no controle social de unidades de conservação saibam como atuar.

 

No fim de 2023 foi lançado o guia: Controle Social de Parcerias para o Uso Público em Unidades de Conservação na Prática (disponível no site do OPAP). Esse guia tem o objetivo de apoiar organizações da sociedade civil, comunidades e coletivos locais, integrantes dos conselhos gestores de UCs, povos e comunidades tradicionais e outros agentes, apresentando, de maneira prática e didática, diferentes formas de controle social de parcerias para o uso público em áreas protegidas.

bottom of page