top of page

Livro Pan-Tubarões

Articulação em redes colaborativas

ICONES_RGB-03.png

CONSERVAÇÃO
DE TUBARÕES
E RAIAS

Período

setembro de 2021 a agosto de 2023

Localização

Brasil

Parceiros

ICMBio - CEPSul

Links relacionados

https://www.instagram.com/icmbio_cepsul/

https://bit.ly/LivroPanTubaroes

O Plano de Ação Nacional para a Conservação de Tubarões e Raias ameaçados de extinção é uma ferramenta de gestão pactuada com a sociedade civil organizada, objetivando minimizar as ameaças que coloquem em risco a sobrevivência dessas espécies, propondo ações para manutenção de populações viáveis na natureza.

Liderado pelo Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Marinha do Sudeste e Sul (CEPSUL) do ICMBio, o I Ciclo do PAN Tubarões aconteceu entre 2014 e 2019. A fim de registrar as ações desenvolvidas no âmbito desta ferramenta, foi produzido um livro que sistematiza e divulga informações relevantes. Sua produção foi pensada para expandir a disponibilidade de materiais de divulgação científica sobre a biodiversidade marinha, em especial sobre as espécies de tubarões e raias ameaçadas de extinção. A partir da disponibilização desse conhecimento, o objetivo é que mais pessoas conheçam sobre a diversidade desses animais, o papel ecológico que elas desempenham, as principais ameaças que colocam suas vidas em risco e as estratégias que precisam ser adotadas para conservá-los. 

O livro Pan Tubarões foi lançado em abril de 2023, em uma live pelo Youtube dentro do Diálogos na Linha D’água. A seguir a live de lançamento.

bottom of page