top of page

Livro Pan-Tubarões

Articulação em redes colaborativas.

ICONES_RGB-03.png

CONSERVAÇÃO
DE TUBARÕES
E RAIAS

Período

setembro de 2021 a agosto de 2023

Localização

Brasil

Parceiros

ICMBio - CEPSul

Links Relacionados

https://www.instagram.com/icmbio_cepsul/

Link para download do livro:

https://bit.ly/LivroPanTubaroes

O Plano de Ação Nacional para a Conservação de Tubarões e Raias ameaçados de extinção é uma ferramenta de gestão pactuada com a sociedade civil organizada, objetivando minimizar as ameaças que coloquem em risco a sobrevivência dessas espécies, propondo ações para manutenção de populações viáveis na natureza.

Liderado pelo Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Marinha do Sudeste e Sul (CEPSUL) do ICMBio, o I Ciclo do PAN Tubarões aconteceu entre 2014 e 2019. A fim de registrar as ações desenvolvidas no âmbito desta ferramenta, foi produzido um livro que sistematiza e divulga informações relevantes. Sua produção foi pensada para expandir a disponibilidade de materiais de divulgação científica sobre a biodiversidade marinha, em especial sobre as espécies de tubarões e raias ameaçadas de extinção. O objetivo do livro é que mais pessoas conheçam sobre a diversidade desses animais, o papel ecológico que elas desempenham, as principais ameaças da espécie e as estratégias que precisam ser adotadas para conservá-los. 

Com o apoio do Linha D'Água foi realizada a diagramação do livro em formato eletrônico, ele foi lançado em abril de 2023, em uma live pelo Youtube dentro do Diálogos na Linha D’água.

 

A seguir assista a live de lançamento do livro com participação de Eloisa Vizuete, uma das organizadoras do livro, Luiza Chelotti, do Projeto Viu Raia?, Paulo Santos, do Projeto Guias da Conservação.

bottom of page