
Fortalecimento da Rede Nhandereko e da Central de Turismo de Base Comunitária
Empreendimentos solidários associados à visitação em áreas protegidas.


ÁREAS MARINHAS
PROTEGIDAS
NEGÓCIOS ASSOCIADOS À CONSERVAÇÃO
Período
setembro de 2019 a setembro de 2021.
Localização
Ubatuba (SP), Paraty e
Angra dos Reis (RJ).
Parceiros
Associação de Moradores do Quilombo do Campinho – AMOQC, Fórum de Comunidades Tradicionais de Angra dos Reis, Paraty e Ubatuba, Observatório Territórios Saudáveis e Sustentáveis da Bocaina – OTSS.
Links relacionados
A Rede Nhandekero integra as comunidades caiçaras, indígenas e quilombolas que participam do Fórum de Comunidades Tradicionais da região da Bocaina, nos municípios de Ubatuba em São Paulo, e Paraty e Angra dos Reis no Rio de Janeiro.
Em parceria com o FCT, com a Rede e as comunidades tradicionais, o Instituto Linha D’Água apoia um projeto para fortalecer a prática do Turismo de Base Comunitária, que busca associar a manutenção da identidade cultural, promovendo geração de renda e inclusão produtiva, e também preservar os modos de vida tradicionais, além da implantação de uma Central de Turismo de Base Comunitária.
A partir de uma incubadora de tecnologias sociais, o apoio oferecido vem contribuindo para qualificar os processos de organização dos atores locais, dando continuidade à congregação dos roteiros de visitação da região e das comunidades que integram a Rede Nhandekero, fortalecendo suas atividades e a tomada de novas decisões.